Como pescar Carpa

Originária dos rios e lagos da Ásia e Europa, a Carpa comum ou, como também é conhecida, a Carpa Chinesa é muito popular na aquacultura por ser um peixe de tamanho razoável e ter uma carne de qualidade relativamente boa. São peixes herbívoros, ou seja, se alimentam de plantas e plânctons, e podem chegar a ter mais de 1,2 metros de comprimento e pesar mais de surpreendentes 20 quilos. Várias espécies de Carpas vêm sendo amplamente introduzidas na América do Sul, pois correm risco de extinção, e tiveram uma boa adaptação ao clima do nosso continente.

Como pescar Carpa

Como pescar Carpa

Como pescar Carpa

Equipamento

O ideal é utilizar uma vara com comprimento entre dois e quatros metros, dependendo da distância em que será arremessada a linha e o peso da isca e dos equipamentos utilizados.

A linha deve ser de 0,40 milímetros e um molinete ou carretilha que suporte tal linha. Caso seja uma linha de multifilamento, é possível a utilização de uma espessura menor.

Anzóis do tipo maruseigo número 12 a 18 ou 1/0 ou 2/0 são o necessário para uma pesca bem produtiva.

Montagem do equipamento

Para a pesca da carpa, é recomendável a montagem especial do equipamento que será utilizado. Para isso iremos precisar de:

  • Linha 0,40mm
  • Duas miçangas
  • Chumbo poita
  • Bóia para carpa
  • Chuveirinho (mola com 5 anzóis)
  • Um pedaço de linha extra para fazer um nó de correr

O jeito de montar esse equipamento é como mostra o esquema a seguir:

Equipamento para pescar carpa

Primeiro inserimos todos os itens na linha nessa ordem: Primeiro o chumbo poita, depois a primeira miçanga, em seguida a bóia para Carpa, a segunda miçanga e assim podemos anexar o chuveirinho na ponta da linha.

Depois de colocados os equipamentos, iremos inserir o nó de correr entre o chumbo e a primeira miçanga. O nó de correr dá liberdade para ajustar a profundidade em que o chuveirinho irá ficar abaixo da bóia. O ideal é começar com 20 centímetros entre o nó de correr e o chuveirinho, depois podemos regular para que o chuveirinho fique mais no fundo ou mais perto da superfície.

Nota: As miçangas devem possuir um buraco menor que a espessura do nó de correr para que a bóia fique presa abaixo do nó e afunde quando o peixe fisgar. Caso não tenha miçangas desse tipo, você pode colocar uma miçanga menor entre a miçanga maior e o nó de correr, como mostra a imagem abaixo.

Equipamento para pescar Carpa com duas miçangas

A miçanga número 2, que fica entre o nó de correr (número 3) e a miçanga número 1, é utilizada para conter a miçanga número 1 de passar por cima do nó de correr, que não possui um buraco estreito o suficiente.

Isca

As iscas mais utilizadas são as massas. Industrializadas ou caseiras, ambas dão ótimos resultados. Se você está iniciando na pesca das Carpas, é bom optar por uma massa industrializada própria para Carpas.

Dica

O ideal é que você arremesse sua linha o mais longe da costa possível, é lá onde as Carpas preferem ficar.  Com um anzol a 20 ou 30 centímetros linha abaixo da bóia, será muito fácil fisgar pelo menos algumas carpas durante sua pescaria.

Confronto

Devido ao seu enorme peso e curvatura favorável para obter grandes velocidades dentro da água, a Carpa irá garantir uma boa disputa e não se renderá fácil.

Técnicas da pesca oceânica para recolher a linha podem ser utilizadas e o peixe deve ser bem trabalhado. Mantenha a fricção consideravelmente relaxada porque qualquer arrancada ou sacudida desse bicho pode fazer com que a linha se parta ou que a boca do peixe rasgue e o anzol se solte.

Na hora de fisgar o peixe, leve em consideração que a carpa possui uma boca bem delicada e uma puxada rápida ou com muita intensidade pode rasgar a boca do peixe antes mesmo de fisga-lo.

A melhor dica para conseguir manusear esse peixe com sucesso é a paciência. A Carpa é um peixe muito forte e cheio de energia que lutará para fugir com todas suas forças. Depois de calmo, será um troféu em tanto e valerá a pena toda a paciência que tiver com esse bichão, um verdadeiro boi das águas.

Rei da pesca tagged this post with: Read 6 articles by

6 Comments

  1. hiram disse:

    esse método de pesca escrito nao eh para essa carpa,eh para carpa cabeçuda,para carpas capim,hungras,etc. nao eh necesario tal equipamento pois elas comem normal,apenas a cabeçuda q suga as particulas na agua e por isso se necessita do chveirinho pois ela nao morde o anzol.

  2. luiz disse:

    bom dia, gostaria de saber, nunca pesquei carpa, fui convidado para uma pescaria de carpas, como monto uma linha e que isca posso levar, obrigado.

    • Rei da pesca disse:

      Luiz,
      Você já deu uma olhada no exemplo da montagem do equipamento que colocamos no artigo? No texto acima, ensinamos como montar um chuveirinho próprio para a pesca de carpas. Além disso, também falamos sobre a isca e aconselhamos o uso de massa para carpas. Dê uma olhada e tenho certeza que as dicas acima lhe serão muito úteis.
      Obrigado pelo comentário.

      • luiz disse:

        Ola, agradeço as informações, minha unica duvida é na pesca de carpa comum, qual seria a montagem da linha, anzul, deistancia do chumbo, se o cumbo é solto ou fixo, pesso desculpas pelas perguntas, é que sou leigo, agradeço muito obrigado.

  3. Alisson disse:

    O cara e como eu dise no esemplo da tilapia garateia

    na pescaria tem um pouquinho de diferensa coisa minima entre tilapia e carpa o nao tem um jeito unico no abitati naturau prisipalmente cara nao tem como inventa as isca de tilapia a carpa come a isca de carpa a tilapia come tambem nao tem como fala eu vou pesca carpa. Entendeu. O que acontese e o sepguinte a carpa come as mesma isca q a tilapia porem a carpa e bem mais arisca mas quando vc vai pesca tilapia todo o tempo vc esta correndo o risco de bate uma carpa

    valeu!!!

  4. Alisson disse:

    Se nesesario um chumbo sufisiente para mante a linha parada mas melhor ainda e nao por chumbo se for um tamque

    O como monta o ekipamento e assi: amarra a linha na vara e deixar a linha um metro maior que a vara nao se preucupe porque quando vc encordua a linha vai continua maior que a vara porem no tamanho serto tome cuidado para nao fazer um nou que arebenta vc vai fazer um cabresto de quase um paumo e deixe linha sobra um pedaso para fazer um outro cabresto (no mesmo nou) esse outro cabresto e menor do tamanho do seu dedo medio o lembra se de que o cabreso maior e para a garateia e o menor e para o anzol ( mesmo tamanho q o de tilapia)
    a masa(isca) vai so no ansol a garateia fica sem nada este masete e para tilapia e carpa e alqumas vezes algum corioso sempre bicho grande aqueles que nao pega no azol

    o asim que pesca quando o peiche bate chegue perto da vara(ela nao pode ficar na mao so armada) espera ele pate e pucha so de uma so ves a vantagem e que nao presisa espera core!

    fautou aguma coisa?
    Pode falar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Populares