Como pescar Dourado

Dourados, ou Salminus brasiliensis, são peixes nativos do Brasil, situados na Bacia do Prata e rios Amazonenses. É um peixe carnívoro e sua dieta consiste de peixes menores, mas sua presa favorita é o curimbatá. Atingem a maturidade com 37 centímetros de comprimento e são da cor dourada. O tamanho médio do Dourado fica entre 3 e 10 kg e o maior tamanho já registrado foi de 100 cm de comprimento e 31,4 kg. Há relatos de captura de peixes desse tipo com mais de 110 cm e mais de 33 kg! O Dourado é muito procurado pelos pescadores, tanto por seu delicioso sabor quanto por sua capacidade de combate. É, no entanto, extremamente difícil de apanhar. A natureza agressiva do Dourado, seus altos saltos e grande força de combate e resistência, criaram um mercado de grande concorrência entre os pescadores de todos os cantos do mundo, atravessando as águas sul-americanas na esperança de fisgar um Dourado.

Como pescar Dourado

Como pescar Dourado

Como pescar Dourado

Época

De fevereiro a outubro são os melhores meses para a pesca do Dourado. O ideal é a pesca quando a água dos rios está baixando, forçando a que pequenos peixes presos nos lagos e lagoas saiam, fazendo assim um banquete para os Dourados.

Local

Longe da margem é onde eles preferem ficar. Sempre ficam em grupos pequenos, por volta de 3 ou 4 peixes, numa distância razoável. Se o local onde você irá pescar tiver alguma região onde há mais correnteza, é muito provável que ali haja algum Dourado por perto. A melhor chance para fisgar um Dourado será na correnteza, longe da margem, ou no meio dos lagos.

Equipamento

Para a pesca do Dourado, o recomendável são varas de ação médio-pesada, linhas de 25 a 30lbs, e anzol tamanho 8/0. Quando utilizando iscas soft (natural), a pesca do Dourado envolve o arremesso de iscas mais pesadas (peixes inteiros e até mesmo vivos), por isso o conjunto desses equipamentos com uma vara de tamanho entre 8 e 10 também é o ideal.

Para pesca com iscas artificiais, as recomendações são as mesmas. Porém, é possível utilizar uma vara de tamanho menor, entre 6 e 8.

A utilização de linhas com multifilamento é bem recomendada, assim a linha não irá arrebentar se houver um golpe seco.

Isca

Qualquer isca natural ou artificial dá bons resultados. O mais importante, na verdade, é a técnica e o equipamento que será utilizado.

As iscas naturais que dão melhores resultados são os Curimbatás, Lambari, Tuvira e alguns tipos de rãs. Dentre essas iscas, o Curimbatá é o prato predileto do Dourado.

Para a pesca com iscas artificiais, as mais recomendadas são as iscas em forma de colher feitas de metal em conjunto com um girador, iscas com brilho e iscas de fundo com barbelas grandes.

Dica

Quando for fisgar o Dourado, é importante puxar com bastante força, pois é um peixe com uma boca e mandíbulas muito duras que podem dar um pouco de trabalho na hora de “ferrar” a isca.

Se você fisgar algum peixe que um Dourado possa engolir inteiro, você pode utilizá-lo como isca. Prenda-o pela boca e arremesse, sem chumbo ou bóia, somente o peixe e a linha. A melhor técnica para esse tipo de isca é aquela do tipo “arremesse e recolha”. Escolha um local bem no centro do lado ou da correnteza e logo comece a recolher a isca. Faça alternâncias na velocidade e dê umas puxadinhas uma vez ou outra enquanto recolhe a linha com uma carretilha ou molinete.

Confronto

Um golpe extremamente forte será o aviso de que um Dourado “mordeu a isca”. Se prepare para saltos, puxões, arrancadas muito velozes e potentes.

Golpes ”secos” são muito comuns na pesca do Dourado, então uma boa linha de multifilamento pode ajudar no confronto com esse peixe.

A fricção, a ferramenta mais importante nesse combate, tem de estar sempre à disposição, moderadamente acionada pode ser a sua melhor chance de trazer para casa esse lindo troféu.

Arrancadas em direção ao fundo do lago podem surpreender e demonstrar toda força do Dourado. É um peixe que geralmente procura o fundo quando se sente ameaçado.

Para retirá-lo da água a utilização de uma rede é uma boa idéia. O Dourado não possui muitos dentes, pois geralmente engole sua presa inteira, mas pode ser muito pesado e retirá-lo de dentro da água com um alicate de pressão pela boca pode dar certo trabalho.

Rei da pesca tagged this post with: Read 6 articles by

12 Comments

  1. Marcio Samarino disse:

    Ótimas dicas, pois nunca peguei um dourado. Todo pescador sonha em ter um troféu desse. Fico muito agradecido por ter disponibilizado essa matéria pra nós pescadores iniciantes. Sempre que tiver alguma dica sobre pesca do piau, curimba, pode me enviar, será muito bem recebida.
    Sem mais, obrigado pelas dicas!

  2. Bacana essas dica! Foi muito bom saber, vou colocá-las em pratica em breve. disse:

    Se tiver dicas de pesca do Piau e do pintado será muito bem recebida!
    Valeu!!

  3. sebastiao disse:

    obrigado pela as dicas eu vou pesca no rio paraopéba em agosto eu vou utilizar essas idéias pra eu pesca um dourado

  4. Gostaria que me informassem qual a vara ideal para pescar dourado no rio paraná na argentina em corrientes.
    jrudischnorr@gmail.com

    • Rei da pesca disse:

      Olá Jos´r,

      A vara pode ser feita de fibra de carbono. Escolha uma leve, de preferência com tamanho entre 6 e 8, fica a seu critério. É bom saber também qual o porte dos peixes que habitão tal lugar, assim fica mais fácil saber se você precisaria de uma vara maior (a tamanho 8.) ou uma menor (tamanho 6). Na dúvida, pegue a número 8 e deixe o molinete/carretilha com a fricção moderada. Assim não há riscos de perder o peixe!

      Abraço!

  5. Marcos disse:

    vou começar a usar essas tecnicas, fico muito grato!!

  6. Eberson Camilo Martins disse:

    Por gentileza amigo, poderia me informar se é comum o “rei do rio” entrar em minhocoçú ??
    Abraços
    Eberson

  7. Alisson disse:

    Presiso de informasao sobre pial
    q tamanho de cabresto(etc)

    mas peso q so fale quem e mesmo pescado de piau por favor pescado d pesk pag nao vale!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Populares