Como pescar Pacu

Pacu é um termo comum utilizado para definir diversas espécies de peixes sul americanos que estão relacionados à piranha. O Pacu e a Piranha têm dentes similares, apesar da diferença no alinhamento das presas; as piranhas possuem dentes com pontas afiadas localizados na arcada dentária inferior. Diferente da Piranha, o Pacu é omnívoro e podem se alimentar de plantas, frutas, grãos além de pequenos crustáceos. Adicionalmente, Pacus totalmente desenvolvidos são muito maiores que as Piranhas, chegando a ter 30 kg, na natureza. Possuem uma carne de ótima qualidade quando sua alimentação não consiste de muita proteína, o que leva ao acúmulo de gordura.

Como pescar Pacu

Como pescar Pacu

Como pescar Pacu

Época

Pacu são peixes de água rasa e têm hábitos alimentares regulares, portanto podem ser pescados a qualquer época do ano.

Local

Como são peixes de água rasa e geralmente estão perto da superfície para comer o que cai na água, geralmente estão próximos a margem e perto da superfície.

Equipamento

Pacus criados geralmente não ficam muito grandes. Uma vara tamanho 5 ou 6 e linha de 0,20mm a 0,30mm é o bastante para ter sucesso em sua pescaria.  Utilize anzóis de tamanho 2/0 ou maior, dependendo do tamanho dos Pacus naquela região. O uso de carretilhas e molinetes é totalmente opcional.

Se for pescar em ar livre, na natureza, lá esses peixes podem ser maiores, é considerável utilizar uma vara tamanho 6 e linha 0,30mm a 0,35mm. Anzóis de tamanho 2/0 ou 3/0 são o suficiente para fisgar os Pacus maiores tranquilamente.

Um empate de aço de uns 10 cm é necessário, pois o Pacu possuí dentes muito fortes que podem cortar a linha muito antes de você sentir a puxada.

Isca

Esses peixes têm hábitos alimentares muito variados. Comem de frutas a insetos e moluscos, então qualquer isca natural, massas ou viva. Entre as iscas naturais o Pacu parece preferir as minhocas, massas com essência de minhoca ou massas que contenham de 22% a 30% de proteína. Pedaços de peixes maiores ou peixes pequenos também são ótimos nessa pesca. Dentre eles as Tilápias e Lambaris são os mais confiáveis.

Falando de iscas artificiais, as spinners e os sticks são as melhores para a pesca do pacu, embora seja difícil fisgar algum utilizando iscas artificiais se os peixes forem alimentados com ração ou massas, pois eles se acostumam a esse tipo de alimentação.

O fly-fishing é muito recomendado pelos pescadores esportivos. Utilize iscas que imitem insetos de cor verde e folhas, os Pacus, às vezes, costumam comer até mesmo folhas.

Dica

Se o local onde você estiver pescando possuir árvores frutíferas à margem do rio, o ideal é arremessar a isca ali naquele local. Pegue algumas frutas dessas árvores e “ceve” a região da água onde você irá arremessar a isca, isso abrirá o apetite dos Pacus nessa área.

Os Pacus comem até mesmo folhas, desde que comestíveis (folha de eucalipto, por exemplo), portanto considere todas as oportunidades.

Confronto

Como os Pacus costumam ”beliscar“ a isca antes de engoli-la, é importante deixar que o peixe carregue o anzol até certa distância. Se você simplesmente deixar a linha se esticar enquanto o peixe leva a isca, o anzol deslizará até a lateral da boca e se alojará lá, sendo assim somente necessária uma leve fisgada, só para confirmar.

Como as Tilápias, são peixes que correm em direção contrária a linha. Não saltam ou se arremessam contra objetos submersos, então não há muito com o que se preocupar.

Apenas curta a emoção de recolher a linha de forma moderada e recolha seu troféu de com carinho.

Rei da pesca tagged this post with: Read 6 articles by

7 Comments

  1. PM Ambiental disse:

    Agora em 2011 os Pacus e Tambaquis estão proibidos de serem capturados, pois lei que foi efetivada este ano, proibe a pesca do Pacu e do Tambaqui já que no Estado de São Paulo eles já se encontram em ameaça de extinção.

  2. DIVINO AUGUSTO NETO disse:

    A pesca do pacú e do tambaquí tem que ser proibida mesmo nos rios, pois é um peixe facil de ser pego.
    E alem do mais, é, hoje o mais ideal para os criadores de cativeiro por causa da facilidade e progressão do seu desenvolvimento. E para abastecer o mercado é preciso fazer investimento nessa area, então é a unica maneira é proibir o consumo de peixes dos rios garantinda o abastecimento do mercado, e não devastar a natureza. Um abraço . AUGUSTO psicultor de Brasilia- DF.

  3. Diego Magno disse:

    Minha Vó Tem Um Tanque Ela Tinha 500 pacu eles ja estavão GRANDES Ai Ela Jogou Mais 2Mil Pacu pequeneninhus e agora os grandes sumiu, eu vou la pescar e só pego os pequeno , os grandes não pega mais, Alguem Sabe Pq?

    Me ajuda Ai
    Vlw

  4. ivan Aparecido da Silva disse:

    Aqui em Cuiabá-MT,os pacus são acostumado comer seva como milho e soja e farelo
    todo mesturado,eles não gosta muito de minhoca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Populares