Como pescar Tucunaré

Essa espécie de peixe presente nos rios da América do Sul, especialmente no Brasil, também conhecido como Tucunaré-açu, Tucunaré-paca, Tucunaré-pinima, Tucunaré-pitanga, Tucunaré-vermelho ou Tucunaré-pretinho, são peixes de porte médio, têm em média de 50 a 60 centímetros e pesam uma média entre 3 a 10 quilos. Existem, no total, 14 espécies diferentes de Tucunaré. É um peixe ósseo, mas o que mais atrai os pescadores é a disputa que ele proporciona quando há um fisgado certeiro. Costumam ficar na meia água e frequentam regiões onde há estruturas ou vegetação submersa abundante.

Como pescar Tucunaré

Como pescar Tucunaré

Como pescar Tucunaré

Local

Os Tucunarés preferem ficar às margens em meio a vegetação e objetos submersos, porém abaixo da superfície, em meia água.

Equipamento

Para a pesca em rios ou lagos em meio a natureza, é aconselhável o uso de varas de número entre 8 a 10 de ação média a pesada, para que seja possível efetuar um arremesso com iscas de tamanho maior. Nesse tipo de pesca, também é aconselhável uma linha de 20lb a 26lb (entre 0,35 e 0,45 mm).

Nas represas ou lagos artificiais, uma vara número 6 de ação rápida a média e linha de 15lb a 20lb (entre 0,25 e 0,35 mm) será o necessário para obter bons resultados com Tucunarés de até 5 quilos.

Isca

O Tucunaré ataca praticamente qualquer tipo de isca artificial. Essa é a modalidade preferida dos pescadores que praticam a pesca esportiva e têm preferência pela pesca do Tucunaré. Nessa modalidade, as iscas de superfície têm mais popularidade pela emoção da pancada que o peixe causa na água depois de ser fisgado. Para a pesca com isca artificial, as mais recomendadas são as iscas de superfície que trabalham como a zaras, jump minnows, poppers, hélices ou sticks.

Para o pescador que prefere as iscas soft também há oportunidade. Os Tucunarés realmente não resistem a um lambari em meia água. Sem chumbo e presos pelo orifício de respiração ou pelo dorso, é fisgada na certa.

Dica

Os Tucunarés, as vezes, não atacam de primeira. É recomendável que você insista em arremessos num mesmo local e sempre procure a margem.

Confronto

Todo pescador sabe que os Tucunarés são bons de briga, além de serem um lindo troféu também.

Deixe a fricção solta, ela é uma ferramenta importante para acalmar o peixe antes de começar a recolher a linha.

Na pesca de superfície, a fisgada é geralmente muito forte, principalmente se estiver utilizando a técnica de pesca com mosca (fly fishing), então não perca de vista sua vara.

Embora com as iscas soft a fisgada seja um pouco mais leve por conta da isca estar submersa, ainda assim será uma boa puxada que irá trazer muita emoção ao pescador porém, quem já pescou utilizando iscas de superfície sabe a emoção especial que dá sentir a fisgada de um Tucunaré.

Trabalhe bem o peixe e tenha paciência. Esse peixe é bem briguento e fará de tudo para escapar, principalmente quando estiver a sua vista – é ai que ele vai brigar com todas suas forças.

É um excelente troféu para tirar fotos e mostrar a seus amigos. Tenha o prazer de soltar quem te deu também prazer em capturar e compartilhar emoções.

Rei da pesca tagged this post with: Read 6 articles by

9 Comments

  1. roberto carlos disse:

    gostaria de ser um percador mais quando saiu para pescar não tenho muito resutados pois comersei poucos tenpos e não tenho esperiencia com iscas tipos de anzou gostaria de orientasão de vcs obrigado por mi ensinar espero r poder ser pelo meu email um abraço roberto

    • Roberto
      Será um prazer poder ajudar um pouco.
      Vamos lá:
      1° Dica – Como você começou a pouco tempo, recomendamos que sempre que for pescar, leve uma pessoa mais experiente. Assim a pescaria vai ter mais ação e você vai poder tirar varias duvidas com ela.
      2° Dica – Pesca de Tucunaré – Para que você pegue mais um pouco de pratica, é preciso um tempo maior de treino. Você tem que ter paciência para aprender.
      3° Habitat do Tucunaré – Você vai encontrar os peixes perto de extruturas como árvores caídas nas margens do lago, pedras , toco, maliceiro etc..
      Caso precise de alguma dica especifica, envie um Email para tucunafriends@gmail.com.
      Um abraço e boa pescaria

  2. helen disse:

    gostei de ler sobre o tucunare parabens.

  3. onildo campos junior disse:

    gostaria de comprar o sonar e outras mercadorias favor entrar em contato por telefone
    se quisea pode ser a cobrar 081 99802108 grato onildo campos

  4. LAMARKE disse:

    Sou pescador de tucuna em lagos. Se voce tiver disponibilidade de lambaris, nao ha resultador melhor, tanto faz iscar o lambari pela cabeça, se conseguir mante-lo vivo, tudo bem. No caso de iscas mortas, gosto de trairas, faça files de mais ou menos 7 cm, isque bem na ponta do anzol, faça os arremessos em direção a margem, de preferencia quase no seco e puxe. Nao gosto de iscas artificiais

  5. cláudio sérgio disse:

    Eu gostaria de saber se o lambari morto pego tmb

    • Rei da pesca disse:

      Olá Claúdio,
      É possível utilizar lambari morto sim, mas é preciso que você o coloque inteiro, preso pela cabeça no anzol. Você também terá que deixar a isca em movimento, pois parado não irá fisgar nada. Se você souber de alguma técnica de recolher que deixe o peixe sempre em movimento, é certo de fisgar um Tucunaré!
      Obrigado.

  6. cláudio sérgio disse:

    aaaaaaaaa quase esqci preciso muito de ajuda tenho vontade de pesca c/ carretilha mas sempre q tento vira um bolo só será q vcs pode me dar umas dicas ficarei muito agradecido!!

    • Rei da pesca disse:

      Olá Claúdio,
      É possível que você esteja utilizando uma carretilha muito pequena para a expessura de linha que você possui. Para utilizar linhas mais expessas do que 0.35mm, é necessário uma carretilha um pouco maior e mais robusta do que as convencionais. Se você usar uma carretilha muito pequena e uma linha muito expessa, com certeza a linha irá embolar, ok?
      Tente com uma linha mais fina, ou compre uma carretilha um pouco maior. Converse com o vendedor que ele saberá lhe indicar uma certa para o tipo de linha que você tem.
      Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Populares